segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bolo de Maçã com Especiarias

Este bolinho andava na minha cabeça há tempos, levei para o trabalho para provarem, segundo me disseram, ficou  aprovado. Eu adorei, mas eu adoro bolo de maçã, sou um pouco suspeita!

Fica um bolo muito suave e húmido...pena já ter acabado!!




Ingredientes:

  • 150 g de manteiga (usei vaqueiro)
  • 1 1/2 chávena de açúcar amarelo
  • 4 ovos
  • 1 1/2 chávena de farinha com fermento
  • 1/2 colher de sopa de canela
  • 1/2 colher de chá de cominhos
  • 1/2 pevide de cardamono
  • 60 mL de leite
  • 3 maçãs

Nota: Chávena de 250 mL

Preparação:


Abre-se a pevide (não sei se esta é a designação mais correcta) de cardamono e retiram-se os grãos (usei metade) que se misturam com a canela e os cominhos. Junta-se esta mistura à farinha.

Bate-se a manteiga (temperatura ambiente) com o açúcar. Juntam-se os ovos 1 a 1 batendo entre cada adição. Mistura-se a farinha alternadamente com o leite (farinha, leite, farinha, leite, farinha).

Unta-se uma forma (usei de aro,com 20 cm) com manteiga e polvilha-se com farinha. Forra-se a base com meia maçã cortada às fatias. Deita-se a massa e cobre-se com as restantes maçãs cortadas em fatias. Leva-se a cozer em forno pré-aquecido nos 180 ºC aproximadamente durante 1 hora.




























Bom Apetite!

22 comentários:

  1. Não me importava de ser tua colega de trabalho para ter provado... ;) Ficou uma maravilha, mesmo como eu gosto...de maçã são uma delícia!
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  2. UAU Tem muito bom aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hummmm, eu também gosto muito de bolo de maça, ficou fabuloso!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Para mim está perfeito! Adoro maçã e a combinação das especiarias.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. O teu bolo está com um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  6. Deve ser uma delicia, gosto muito de bolos assim. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ficou mesmo lindo e olha só que interior mais guloso e tentador hummmm, perfeito

    beijinhos Ana e tem uma boa semana!!

    ResponderEliminar
  8. Tem um aspecto delicioso mas tal como tu tb sou suspeita pois adoro bolos de macã. mas de facto está lindo.
    bj

    ResponderEliminar
  9. adoro bolos de maça e esse ficou perfeito.
    boa semana´
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Mais um para a minha lista de maçã!!! adoro a última foto.

    ResponderEliminar
  11. Está maravilhoso Ana, fiquei tentada;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Parece bem apetitoso! Gosto muito de maçãs com especiarias!
    beijos

    ResponderEliminar
  13. adoro tudo que é bolo de maça o teu ficou muito guloso beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ana, este bolo está tão apetitoso!!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que bolinho lindo! Adorei a textura...nhamy, deve ser mesmo BOM!"

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Pelo aspecto não tem que enganar..está uma delicia!!!Mas eu tb sou suspeita porque adoro maçã nos bolos....lol
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Eu até me babei só de imaginar o cheirinho e o sabor desse bolo :)
    k delícia
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Ana,
    Esse bolinho esta com um aspecto de babar... Imagino o cheirinho que deve ter ficado pela casa : ) Para não falar no sabor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Não tenho duvidas de que foi aprovado, pena que não trabalhamos juntas..rsrs..

    ResponderEliminar
  20. Olá! Sou a Formiguinha:)

    Adoro bolos com maçã e o teu está tão mas tão apetitoso que apetece tirar um bocadinho para provar.

    Parabéns pelo blog e pelas fantásticas receitas que aqui tens. Adorei!
    Já estou a seguir-te...

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar

Agradeço a atenção, os vossos comentários são muito importantes!
Obrigada pela visita e voltem sempre! :)